Bem Vindo ao nosso blog!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

imagens de alguns biomas brasileiros





OS BIOMAS BRASILEIROS

Gente estou fazendo essa postagem para vocês terem a consciência que no Brasil tem muitas florestas ...bom...espero que gostem.

Há aproximadamente 260 milhões de anos, toda região onde hoje está o semi-árido foi fundo de mar, mas o bioma caatinga é muito recente. Há apenas dez mil anos atrás era uma imensa floresta tropical, como a Amazônia. Para conhecer bem esse bioma do semi-árido brasileiro, basta fazer uma visita ao Sítio Arqueológico da Serra da Capivara, no sul do Piauí. Ali estão os painéis rupestres, com desenhos de preguiças enormes, aves gigantescas, tigres-dente-de-sabre, cavalos selvagens e tantos outros. No Museu do Homem Americano estão muitos de seus fósseis. Com o fim da era glacial, há dez mil anos atrás, também acabou a floresta tropical. Ficou o que é hoje a nossa Caatinga.



A Caatinga ocupa oficialmente 844.453 Km² do território brasileiro. Hoje fala-se em mais de um milhão de Km² . Estende-se pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%).



A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, sobretudo de insetos. É por isso que o sul do Piauí, por exemplo, é muito favorável à criação de abelhas. Nos períodos sem chuva, cerca de 8 meses por ano, ela “adormece” e suas folhas caem. Depois, com a primeira chuva, ela como que ressuscita. É a essa lógica que seus habitantes têm que se adaptar. Portanto, aqueles que ainda acham essa região inviável, ou a têm como um deserto, demonstram um profundo desconhecimento da realidade brasileira.

Cerca de 28 milhões de brasileiros habitam esse bioma, sendo que aproximadamente 38% vivem no meio rural. Essa população tem um dos piores IDHs de todo o planeta.





2 - Amazônia



“Pulmão do Mundo”, “Planeta Água”, “Inferno Verde”, são alguns dos chavões mundialmente conhecidos a respeito da Amazônia. Está sempre em evidência em qualquer ponto da aldeia globalizada. Interessa a todos. Uma das últimas regiões do planeta que ainda seduzem pela exuberância de uma natureza primitiva, hoje absolutamente ameaçada por sua devastação. A Amazônia guarda a maior diversidade biológica do planeta – região mega-diversa - e escoa 20% de toda água doce da face da Terra. Seu início se deu há 12 milhões de anos atrás, quando os Andes se elevaram e fecharam a saída das águas para o Pacífico. Formou-se um fantástico Pantanal, quase um mar de água doce, coberto só por águas. Depois, com tantos sedimentos, a crosta terrestre tornou emergir e, aos poucos, formou-se o que é hoje a Amazônia.



A Amazônia ocupa 4.196.943 km², cerca de 49,29% do território brasileiro. Ocupa a totalidade de cinco unidades da federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), grande parte de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato Grosso (54%), além de parte de Maranhão (34%) e Tocantins (9%). A área desmatada da Amazônia já atinge 16,3% de sua totalidade (www.classinet.com.br)

Hoje cerca de 17 milhões de brasileiros vivem no bioma Amazônia, sendo que cerca de 70% no meio urbano.



3 - Mata Atlântica.



Já foi a grande floresta costeira brasileira. Ia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Em alguns lugares adentrava o continente, como no Paraná, onde ocupava 98% do território Paranaense.



Era também o mais rico bioma brasileiro em biodiversidade. Ainda é em termos de Km². Hoje é o mais devastado de nossos biomas. Restam aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal. São manchas isoladas, muitas vezes sem comunicação entre si. Há quem fale em apenas 5%.



A Mata Atlântica é o exemplo mais contundente do modelo desenvolvimento predatório desse país. Foi ao longo dele que se saqueou o pau Brasil e depois se instalaram os canaviais, tantas outras monoculturas, além do complexo industrial. Quem vive onde já foi esse bioma muitas vezes nem conhece seus vestígios, tamanha sua devastação.



O Bioma Mata Atlântica ocupa 1.110.182 km², ou seja, 13,04% do território nacional. Cobre inteiramente três estados - Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação.



Aproximadamente 70% da população brasileira vivem na área desse bioma, perto de 120 milhões de pessoas. Por mais precarizado que esteja, é desse bioma que essa população depende para beber água e ter um clima ainda ameno.





4 - Cerrado.



O Cerrado é o mais antigo bioma brasileiro. Fala-se que sua idade é de aproximadamente 65 milhões de anos. É tão velho que 70% de sua biomassa está dentro da terra. Por isso, se diz que é uma “floresta de cabeça prá baixo”. Por isso, para alguns especialistas, o Cerrado não permite qualquer revitalização. Uma vez devastado, devastado para sempre.



O Cerrado é ainda a grande caixa d’água brasileira. É do Planalto Central que se alimentam bacias hidrográficas que correm para o sul, para o norte, para o oeste e para o leste.



O Cerrado guarda ainda uma fantástica biodiversidade, porém, 57% do Cerrado já foram totalmente devastados e a metade do que resta já está muito danificada. Sua devastação é muito veloz, chegando a três milhões de hectares por ano. Nesse ritmo, estima-se que em 30 anos já não existirá. (www.cenargen.embrapa.br)



A partir da década de 70, sob o embalo do regime militar, essa foi a grande fronteira agrícola para criação de gado e depois para o plantio de soja. A devastação de sua cobertura vegetal está comprometendo suas nascentes, rios e riachos. Ao se eliminar a vegetação, também se está eliminando os mananciais. Um rio como o São Francisco tem 80% de suas águas com origem no Cerrado. Hoje se fala que é necessário uma moratória para se preservar o que resta do Cerrado.



O Bioma Cerrado ocupa 2.036.448 Km², ou seja, 23,92% do território brasileiro. Ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade dos estados de Goiás (97%), Maranhão (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais (57%) e Tocantins (91%), além de porções de outros seis estados.



Sua população em 1991 era estimada em 12,1 milhão de habitantes.



5 - Pantanal



O Pantanal sugere animais, rios, peixes, matas e qualquer coisa ainda parecida com o Paraíso.É um bioma geologicamente novo. O leito do rio Paraguai ainda está em formação. “O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Situado no coração da América do Sul, o Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai com uma área total de 210,000 km2. Aproximadamente 70% de sua extensão encontra-se em território brasileiro, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”. (www.conservation.org.br/onde/pantanal/)



No Brasil o Pantanal ocupa 150.355 Km², ou seja, 1,76% do nosso território. Há opinião que 80% do Pantanal encontra-se bem conservado. Entretanto, as queimadas, a derrubada das árvores, o assoreamento dos rios ameaçam sua existência. As últimas reportagens de TVs falam da intensa evaporação de suas águas e o risco de tornar-se um deserto. O que mais ameaça e agride esse bioma são as pastagens, queimadas e as entradas do agronegócio. Foi para impedir projeto de cana no Pantanal que Anselmo deu sua vida. A forma como a criação de gado teria se adaptado ao ambiente seria uma das responsáveis. Entretanto, para outros, os problemas ambientais do Pantanal passa também pela criação de gado.



O desafio é manter suas características e também manter sua população em condições dignas de vida. O caminho do turismo é uma possibilidade real e também um perigo. A pesca esportiva predatória é um exemplo. “Pelo seu estado de conservação, sua rica biodiversidade e as particularidades de seu ecossistema, o Pantanal é considerado uma das 37 últimas Grandes Regiões Naturais da Terra”. (Idem)



O Baixo Pantanal tem uma população de 130 mil pessoas.



6 - Pampa



O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado. Entretanto, em 2004 foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma. Na verdade, sua biodiversidade havia sido ignorada por quase trezentos anos. Foi a porta de entrada para o gado através da região sul. A outra foi pelo vale do São Francisco, através dos currais de gado.



O único estado brasileiro com esse bioma é o Rio Grande do Sul. Ocupa 63% do território do Rio Grande. Ele também se estende pelo Uruguai e Argentina.

Algumas imagens da reciclagem



O que é reciclar??

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual, materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclar, outro termo usado, é na verdade fazer a reciclagem. O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica.

As indústrias de reciclagem são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação.

Poluição

No Brasil,a poluição está sendo um problema por conta do lixo.Vamos ver agora o que acontece com o lixo que é jogado no chão :Bom,o caminhão de lixo passa e pega o tanto de lixo que for preciso porem quando esse lixo chega até a empresa parte do lixo é enterrado e outra parte do lixo é jogado no mar,e agora vamos falar dos problemas que esses lixos podem gerar,bom o lixo enterrado enfraquece o solo tirando seus nutrientes e o lixo jogado no mar pode muitas vezes ser confundido com uma alga viva pelas tartarugas ou bicho e eles podem comer e morrer,então se você não quiser matar nenhuma tartaruga e nem tirar os nutrientes do solo a melhor alternativa é a reciclagem que você reaproveita o lixo com outros materiais.

Top 8 - Animais em extinção

Cervo do pantanal - Anda sendo extinto pelos caçadores para pegar o seu chifre usando como artigo de decoração.

Onça pintada - Está sendo caçada por conta de sua pele que muitas vezes é usada para fazer decoracões ou para fazer vestidos.

Muriqui- É o maior macaco do Brasil que está seriamente em extincão.para vocês terem uma ideia só restam 100 deles nas florestas do Rio de Janeiro.

Pica Pau de cara amarela- O pica pau de cara amarela é um dos bichos que está seriamente em extinção por conta do desmatamento das arvores que acaba comprometendo sua alimentação e eles acabam morrendo de fome.

Ararinha azul - Cobiçada no mercado norte-americano, só restam mais ou menos umas 40 dessas araras que devem estar espalhadas pelos cantos da Bahia e do Piauí

Mututum do Nordeste - Os últimos dessa espécie devem estar localizados em Alagoas e os cientistas estão tentando reproduzir esta ave em cativeiro

Mico leão dourado - Com a reducão da Mata Atlântica acabou perdendo seu habitat.

Tartaruga de couro - Sua pele e seus ovos são disputadas pelos pescadores no país.

Algumas imagens de ecoturismo



Conceito de ecoturismo

O Ecoturismo é de extrema importância como forte alternativa econômica e é relativamente recente. Embora muito se discute sobre sua real definição e correta terminologia, o que diferencia Ecoturismo do turismo convencional ("clássico" ou de massa) é que esse é considerado como um tipo de atividade responsável, que cumpre critérios e princípios básicos de desenvolvimento sustentável.

A relacão dos pré-socráticos com a floresta

Bom O QUE SÃO FILÓSOFOS?
Filósofos são aqueles que tentam dar um sentido para a vida.

O que são pré-socráticos?
Pré-socráticos são filósofos que viveram antes de Sócrates que tentavam dar um sentido para a vida através de substâncias e elementos.
Exemplo desses filósofos:
TALES DE MILETO-achava que tudo provinha da agua
ANAXÍMENES-achava que tudo provinha do ar
ANAXIMANDRO-achava que tudo provinha do infinito
HERÁCLITO-achava que tudo provinha do fogo
EMPÉDOCLES-achava que tudo provinha dos quatro elementos.

A semelhança dos pré socraticos com as florestas é que o pensamento deles são sobre os quatro elementos da natureza.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Doxa e episteme sobre as florestas

Bom, para eu realizar essa postagem, preciso que saibam o que é DOXA e o que é EPISTEME.Doxa seria quando fazemos uma coisa sem pensarmos nas consequências e episteme é quando refletimos sobre aquela coisa que iremos fazer se preocupando com a consequência e com a importância daquilo para nós e para o nosso planeta.
Agora, iremos aprender como usar essas duas coisas [tanto doxa quanto episteme] para nos relacionarmos com as florestas. A doxa poderia seria o uso de nossas florestas para construcoes,móveis,combustiveis fósseis,grande utilização
de gás carbônico...sem se preocupar com as consequências que isso poderá trazer no futuro.
A episteme seria nós pararmos e refletirmos sobre aquilo, como a utilizacão de biocombustíveis,reciclagem e a utilização de objetos sustentáveis.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Desmatamento geral




REFLITA SOBRE ISSO E PENSE COMO PODEMOS AJUDAR O NOSSO PLANETA QUERIDO!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amazônia, pulmão do mundo?

A maioria de vocês acham que a amazônia é o pulmão do mundo. Agora, vamos ver se é verdade: O dever de um pulmão é inspirar o oxigênio e liberar gás carbônico, porém, em sua fotossíntese, ela faz a operação inversa. Contudo, já sabemos que Amazônia não pode ser considerada o pulmão do mundo porque ao mesmo tempo em que ela produz o oxigênio, as florestas consomem parte dele, e com isso, elas podem ser consideradas o coração do mundo, pois, os rios dela abastecem muitas cidades como o sangue do coração abastece o corpo humano.

Tirinhas divertidas sobre o meio ambiente...




Fotossíntese

Oi galera,

Hoje vou falar um pouco sobre a fotossíntese. A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta que chegam até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez, também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então, a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois, retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera. E é esse oxigênio que nos faz respirar. Então, quero que vocês tenham uma pequena reflexão sobre os problemas ambientais que aconteceriam se as floretas acabassem. E temos que tratar as florestas como tratamos as pessoas, pois, na minha opinião, uma só árvore é mais importante do que 400 pessoas.

Mascote Pã


Pã (Lupércio ou Lupercus em Roma) era o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Residia em grutas e vagava pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. Era representado com orelhas, chifres e pernas de bode. Amante da música, trazia sempre consigo uma flauta. Era temido por todos aqueles que necessitavam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que eram atribuídos a Pã; daí o nome pânico.
Os latinos chamavam-no também de Fauno e Silvano.
Tornou-se símbolo do mundo por ser associado à natureza e simbolizar o universo. Em Roma, chamado de Lupércio, era o deus dos pastores e de seu festival, celebrado no aniversário da fundação de seu templo, denominado de Lupercália, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Pã foi associado com a caverna onde Rômulo e Remo foram amamentados por uma loba. Os sacerdotes que o cultuavam vestiam-se de pele de bode.
Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos então convidavam Lupercus para manter os lobos afastados.


Pã apaixonou-se pela ninfa Arcadiana Syrinx, que rejeitou com desdém o seu amor, recusando-se a aceitá-lo como seu amante pelo facto de ele não ser nem homem, nem bode.
Pã então perseguiu-a, mas Syrinx, ao chegar à margem do rio Ladon e vendo que já não tinha possibilidade de fuga, pediu às ninfas dos rios, as náiades, que mudassem a sua forma. Estas, ouvindo as suas preces, atendem o seu pedido a transformando em bambu. Quando Pan a alcançou e a quis agarrar, não havia nada, exceto o bambu e o som que o ar produzia ao atravessá-lo.
Quando, ao ouvir este som, Pã ficou encantado, e resolveu então juntar bambus de diferentes tamanhos, inventando um instrumento musical ao qual chamou syrinx, em honra à ninfa. Este instrumento musical é conhecido mais pelo nome de Flauta de Pã, em honra ao próprio deus.
Pã teria sido um dos filhos de Zeus com sua ama de leite, a cabra Amaltéia. Seu grande amor no entanto foi Selene, a Lua. Em uma versão egípcia, Pã estava com outros deuses nas margens do Rio Nilo e surgiu Tífon, inimigo dos deuses. O medo transformou cada um dos deuses em animais e Pã, assustado, mergulhou num rio e disfarçou assim metade de seu corpo, sobrando apenas a cabeça e a parte superior do corpo, que se assemelhava a uma cabra; a parte submersa adotou uma aparência aquática. Zeus considerou este estratagema de Pã muito esperto e, como homenagem, transformou-o em uma constelação, a que seria Capricórnio.

Havaianas Ecológicas

Olá pessoal,

A marca de sandálias Havaianas lançou este ano junto com uma das maiores ONGs do Brasil, a coleção chamada O Ipê. 7% do valor da venda das sandálias ecológicas vai para o instituto, que se dedica a preservação da fauna e flora brasileira.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sustentabilidade se aprende brincando...

Olá pessoal,

Os jogos abaixo, além de divertir, têm o objetivo de conscientizar as crianças sobre a sustentabilidade e descobrir que são capazes de construir um futuro melhor sendo assim adultos conscientes.



MERCADO SUSTENTÁVEL:


Seu objetivo é a compra e venda de empresas. Durante o jogo, pode-se possuir 4 tipos de certificados: tecnologia, mercado, social e sustentável. Há cartas de penalidades, que ajudam cada participante do jogo quanto aos compromissos com o meio ambiente.



ECO PLANETA:




O jogo deve ser formado por 3 a 6 participantes com 50 cartas-objetivos que levam os jogadores para diversas partes do planeta.





RECICLA-MUNDO:
É um jogo de tabuleiro com o objetivo de ensinar a maneira correta de se fazer a coleta e o tempo que cada tipo de resíduo demorará para se decompor na natureza.









CIDADE-LIMPA:





O objetivo do jogo é ensinar aos seus participantes os conceitos básicos da coleta seletiva de lixo e a importância da reciclagem.







BANCO IMOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL:




As cartas e as caixas do jogo são feitas de papel reciclado, e as peças plásticas são feitas de polietileno. Sua dinâmica está voltada a sustentabilidade. Os jogadores aprendem, por exemplo, a comprar e vender créditos de carbono.








JOGO NOVO-MUNDO:


O objetivo do jogo é a despoluição do planeta por meio de perguntas e respostas sobre o meio ambiente. Os desafios do jogo são despoluir a América do Norte, América do Sul ou Europa.



BOA SORTE!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você sabia?

Você sabia que os gases da
vaca ajudam no aquecimento
global, pois, produzem o gás
metano?










Importância das florestas e como ajudá-las...

Precisamos ter em mente a importância das florestas, como: nas florestas há 30% da biodiversidade presente e a partir das plantas que conseguimos respirar o oxigênio, através da fotossíntese,se todas as plantas do mundo acabarem, devido ao desmatamento, nós também podemos morrer, ou seja, uma coisa depende da outra (nós dependemos da floresta e as florestas dependem de nós).
Isso é uma pequena reflexão, porém, um grande passo para o reflorestamento.
Outra dica é apenas ir de carro em lugares distantes, quando forem lugares pertos, substitua o uso do carro pelo uso de skate, bicicleta ou a pé, e ainda por cima, tem duas vantagens: a primeira é que você fica malhadão, e a segunda, é que você está contribuido para melhorar o planeta.
Agora, leiam e reflitam comigo ''para que tantas indústrias?" Pensem vocês - indústrias podem ser boas por um lado, que é a fabricação de móveis, minérios e tal... Porém, elas têm um lado bastante ruim, que é a contribuicão para o aquecimento global, ou seja, ''elas ajudam a ampliar o buraco da camada de ozônio", deixando que o calor entre e aqueça a Terra.
GENTE! O que custa reduzir o uso de indústrias no mundo?

Agora, vou falar sobre a troca de combustíveis fósseis por biocombustíveis, ou seja, uma troca de uma energia que demora milhares de anos para se renovar e produz muito gás carbonico''C02'', por uma matéria prima ecologicamente correta e que se renova rapidamente.

Observe alguns exemplos:

Biodiesiel - energia feita de gorduras que podem ter origem animal''biocombustivel''



Etanol - energia que tem origem da cana ''biocombustivel''



Metanol - pode ter origem de madeira''biocombustivel''



Metano - resto de plantas e animais''biocombustivel''

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Xuxa e a turma do Didi ajudando o planeta...

Oi galera!

Nesse domingo, vocês assistiram a turma do Didi, falando sobre a sustentabilidade e o manejo sustentável das florestas, com participação especial da Xuxa?!
Foi uma diversão e tanta no programa - cantaram músicas, avisaram aos ouvintes sobre a importância das florestas.

Internautas, agora eu pergunto uma coisa:
"Vocês fazem isso para o planeta ?".
Se tanta gente, até mesmo atores famosos, podem fazer isso para o mundo, por que nós não podemos?

Reflita sobre isso no seu dia-a-dia, e pense como atividades individuais e/ou coletivas podem fazer a maior diferença para o planeta!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto usa côco e bagaço de cana-de-açúcar na remoção de poluentes da água.

Está sendo desenvolvido no Espírito Santo, uma pesquisa sobre a utilização do côco e do bagaço da cana-de-açúcar na remoção de poluentes. O projeto está sendo desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), coordenado por um professor da UFES(Universidade Federal do Espírito Santo), chamado Joselito Nardy Ribeiro.
A equipe optou estudar o côco e a cana porque são abundantes no ES e apresentam baixo custo. Além disso, o projeto cria mais uma alternativa para o uso desses resíduos agrícolas, evitando o seu acúmulo no meio ambiente.
A equipe recolheu os côcos nas praias, no laboratório, trataram-os, para a eliminação de possíveis contaminantes. Depois, o côco foi triturado e acoplado a estações de tratamento de água. O professor Joselito relata sobre o resultado encontrado "A água contaminada, passada através desse filtro para a remoção dos poluentes, foi analisada e os resultados indicam que o mesocarpo(parte carnuda e açucarada em frutos comestíveis) do côco e o bagaço da cana são capazes de remover quantidades significativas de alguns poluentes".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tiras Cómicas (Español).














Tradução :
Atenção, meninos!
Acontece que se as pessoas não se apressam em mudar o mundo, é o mundo quem muda as pessoas.

sábado, 1 de outubro de 2011

Lobo-guará ameaçado de extinção no Cerrado, apareceu no sul do ES

Vocês sabiam?

Um lobo-guará ameaçado de extinção no Cerrado, apareceu no sul do ES e destruiu uma criação de galinhas. Do mesmo jeito, os fazendeiros não tiveram nenhuma reação explosiva e hoje eles chamaram o Ibama para levar o animal de volta para o Cerrado.