Bem Vindo ao nosso blog!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Feira Integrada

Olá pessoal,

Na escola Monteiro Lobato CEMS, aconteceu no dia 29/10/11 a Feira Integrada, abortando o tema florestas. Nela, todos os alunos da escola, ou seja, o ensino fundamental 1 , 2 e 3, apresentaram seus trabalhos que foram realizados ao decorrer do ano. Para isso, dedicamos duas semanas antes do evento para que os trabalhos de todos os anos sejam muito elogiados e apreciados.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prestem Atenção nessa carta que peguei na a tribuna



"Sou uma árvore, sou uma vida.Como vida gero vida e faço alimentar vidas.No momento estou em fase de gestação.Meus frutos são meus filhos.Gosto muito de embalá-los ao sopro do vento.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

imagens de alguns biomas brasileiros





OS BIOMAS BRASILEIROS

Gente estou fazendo essa postagem para vocês terem a consciência que no Brasil tem muitas florestas ...bom...espero que gostem.

Há aproximadamente 260 milhões de anos, toda região onde hoje está o semi-árido foi fundo de mar, mas o bioma caatinga é muito recente. Há apenas dez mil anos atrás era uma imensa floresta tropical, como a Amazônia. Para conhecer bem esse bioma do semi-árido brasileiro, basta fazer uma visita ao Sítio Arqueológico da Serra da Capivara, no sul do Piauí. Ali estão os painéis rupestres, com desenhos de preguiças enormes, aves gigantescas, tigres-dente-de-sabre, cavalos selvagens e tantos outros. No Museu do Homem Americano estão muitos de seus fósseis. Com o fim da era glacial, há dez mil anos atrás, também acabou a floresta tropical. Ficou o que é hoje a nossa Caatinga.



A Caatinga ocupa oficialmente 844.453 Km² do território brasileiro. Hoje fala-se em mais de um milhão de Km² . Estende-se pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%).



A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, sobretudo de insetos. É por isso que o sul do Piauí, por exemplo, é muito favorável à criação de abelhas. Nos períodos sem chuva, cerca de 8 meses por ano, ela “adormece” e suas folhas caem. Depois, com a primeira chuva, ela como que ressuscita. É a essa lógica que seus habitantes têm que se adaptar. Portanto, aqueles que ainda acham essa região inviável, ou a têm como um deserto, demonstram um profundo desconhecimento da realidade brasileira.

Cerca de 28 milhões de brasileiros habitam esse bioma, sendo que aproximadamente 38% vivem no meio rural. Essa população tem um dos piores IDHs de todo o planeta.





2 - Amazônia



“Pulmão do Mundo”, “Planeta Água”, “Inferno Verde”, são alguns dos chavões mundialmente conhecidos a respeito da Amazônia. Está sempre em evidência em qualquer ponto da aldeia globalizada. Interessa a todos. Uma das últimas regiões do planeta que ainda seduzem pela exuberância de uma natureza primitiva, hoje absolutamente ameaçada por sua devastação. A Amazônia guarda a maior diversidade biológica do planeta – região mega-diversa - e escoa 20% de toda água doce da face da Terra. Seu início se deu há 12 milhões de anos atrás, quando os Andes se elevaram e fecharam a saída das águas para o Pacífico. Formou-se um fantástico Pantanal, quase um mar de água doce, coberto só por águas. Depois, com tantos sedimentos, a crosta terrestre tornou emergir e, aos poucos, formou-se o que é hoje a Amazônia.



A Amazônia ocupa 4.196.943 km², cerca de 49,29% do território brasileiro. Ocupa a totalidade de cinco unidades da federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), grande parte de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato Grosso (54%), além de parte de Maranhão (34%) e Tocantins (9%). A área desmatada da Amazônia já atinge 16,3% de sua totalidade (www.classinet.com.br)

Hoje cerca de 17 milhões de brasileiros vivem no bioma Amazônia, sendo que cerca de 70% no meio urbano.



3 - Mata Atlântica.



Já foi a grande floresta costeira brasileira. Ia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Em alguns lugares adentrava o continente, como no Paraná, onde ocupava 98% do território Paranaense.



Era também o mais rico bioma brasileiro em biodiversidade. Ainda é em termos de Km². Hoje é o mais devastado de nossos biomas. Restam aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal. São manchas isoladas, muitas vezes sem comunicação entre si. Há quem fale em apenas 5%.



A Mata Atlântica é o exemplo mais contundente do modelo desenvolvimento predatório desse país. Foi ao longo dele que se saqueou o pau Brasil e depois se instalaram os canaviais, tantas outras monoculturas, além do complexo industrial. Quem vive onde já foi esse bioma muitas vezes nem conhece seus vestígios, tamanha sua devastação.



O Bioma Mata Atlântica ocupa 1.110.182 km², ou seja, 13,04% do território nacional. Cobre inteiramente três estados - Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação.



Aproximadamente 70% da população brasileira vivem na área desse bioma, perto de 120 milhões de pessoas. Por mais precarizado que esteja, é desse bioma que essa população depende para beber água e ter um clima ainda ameno.





4 - Cerrado.



O Cerrado é o mais antigo bioma brasileiro. Fala-se que sua idade é de aproximadamente 65 milhões de anos. É tão velho que 70% de sua biomassa está dentro da terra. Por isso, se diz que é uma “floresta de cabeça prá baixo”. Por isso, para alguns especialistas, o Cerrado não permite qualquer revitalização. Uma vez devastado, devastado para sempre.



O Cerrado é ainda a grande caixa d’água brasileira. É do Planalto Central que se alimentam bacias hidrográficas que correm para o sul, para o norte, para o oeste e para o leste.



O Cerrado guarda ainda uma fantástica biodiversidade, porém, 57% do Cerrado já foram totalmente devastados e a metade do que resta já está muito danificada. Sua devastação é muito veloz, chegando a três milhões de hectares por ano. Nesse ritmo, estima-se que em 30 anos já não existirá. (www.cenargen.embrapa.br)



A partir da década de 70, sob o embalo do regime militar, essa foi a grande fronteira agrícola para criação de gado e depois para o plantio de soja. A devastação de sua cobertura vegetal está comprometendo suas nascentes, rios e riachos. Ao se eliminar a vegetação, também se está eliminando os mananciais. Um rio como o São Francisco tem 80% de suas águas com origem no Cerrado. Hoje se fala que é necessário uma moratória para se preservar o que resta do Cerrado.



O Bioma Cerrado ocupa 2.036.448 Km², ou seja, 23,92% do território brasileiro. Ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade dos estados de Goiás (97%), Maranhão (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais (57%) e Tocantins (91%), além de porções de outros seis estados.



Sua população em 1991 era estimada em 12,1 milhão de habitantes.



5 - Pantanal



O Pantanal sugere animais, rios, peixes, matas e qualquer coisa ainda parecida com o Paraíso.É um bioma geologicamente novo. O leito do rio Paraguai ainda está em formação. “O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Situado no coração da América do Sul, o Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai com uma área total de 210,000 km2. Aproximadamente 70% de sua extensão encontra-se em território brasileiro, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”. (www.conservation.org.br/onde/pantanal/)



No Brasil o Pantanal ocupa 150.355 Km², ou seja, 1,76% do nosso território. Há opinião que 80% do Pantanal encontra-se bem conservado. Entretanto, as queimadas, a derrubada das árvores, o assoreamento dos rios ameaçam sua existência. As últimas reportagens de TVs falam da intensa evaporação de suas águas e o risco de tornar-se um deserto. O que mais ameaça e agride esse bioma são as pastagens, queimadas e as entradas do agronegócio. Foi para impedir projeto de cana no Pantanal que Anselmo deu sua vida. A forma como a criação de gado teria se adaptado ao ambiente seria uma das responsáveis. Entretanto, para outros, os problemas ambientais do Pantanal passa também pela criação de gado.



O desafio é manter suas características e também manter sua população em condições dignas de vida. O caminho do turismo é uma possibilidade real e também um perigo. A pesca esportiva predatória é um exemplo. “Pelo seu estado de conservação, sua rica biodiversidade e as particularidades de seu ecossistema, o Pantanal é considerado uma das 37 últimas Grandes Regiões Naturais da Terra”. (Idem)



O Baixo Pantanal tem uma população de 130 mil pessoas.



6 - Pampa



O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado. Entretanto, em 2004 foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma. Na verdade, sua biodiversidade havia sido ignorada por quase trezentos anos. Foi a porta de entrada para o gado através da região sul. A outra foi pelo vale do São Francisco, através dos currais de gado.



O único estado brasileiro com esse bioma é o Rio Grande do Sul. Ocupa 63% do território do Rio Grande. Ele também se estende pelo Uruguai e Argentina.

Algumas imagens da reciclagem



O que é reciclar??

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual, materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclar, outro termo usado, é na verdade fazer a reciclagem. O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica.

As indústrias de reciclagem são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação.

Poluição

No Brasil,a poluição está sendo um problema por conta do lixo.Vamos ver agora o que acontece com o lixo que é jogado no chão :Bom,o caminhão de lixo passa e pega o tanto de lixo que for preciso porem quando esse lixo chega até a empresa parte do lixo é enterrado e outra parte do lixo é jogado no mar,e agora vamos falar dos problemas que esses lixos podem gerar,bom o lixo enterrado enfraquece o solo tirando seus nutrientes e o lixo jogado no mar pode muitas vezes ser confundido com uma alga viva pelas tartarugas ou bicho e eles podem comer e morrer,então se você não quiser matar nenhuma tartaruga e nem tirar os nutrientes do solo a melhor alternativa é a reciclagem que você reaproveita o lixo com outros materiais.

Top 8 - Animais em extinção

Cervo do pantanal - Anda sendo extinto pelos caçadores para pegar o seu chifre usando como artigo de decoração.

Onça pintada - Está sendo caçada por conta de sua pele que muitas vezes é usada para fazer decoracões ou para fazer vestidos.

Muriqui- É o maior macaco do Brasil que está seriamente em extincão.para vocês terem uma ideia só restam 100 deles nas florestas do Rio de Janeiro.

Pica Pau de cara amarela- O pica pau de cara amarela é um dos bichos que está seriamente em extinção por conta do desmatamento das arvores que acaba comprometendo sua alimentação e eles acabam morrendo de fome.

Ararinha azul - Cobiçada no mercado norte-americano, só restam mais ou menos umas 40 dessas araras que devem estar espalhadas pelos cantos da Bahia e do Piauí

Mututum do Nordeste - Os últimos dessa espécie devem estar localizados em Alagoas e os cientistas estão tentando reproduzir esta ave em cativeiro

Mico leão dourado - Com a reducão da Mata Atlântica acabou perdendo seu habitat.

Tartaruga de couro - Sua pele e seus ovos são disputadas pelos pescadores no país.

Algumas imagens de ecoturismo



Conceito de ecoturismo

O Ecoturismo é de extrema importância como forte alternativa econômica e é relativamente recente. Embora muito se discute sobre sua real definição e correta terminologia, o que diferencia Ecoturismo do turismo convencional ("clássico" ou de massa) é que esse é considerado como um tipo de atividade responsável, que cumpre critérios e princípios básicos de desenvolvimento sustentável.

A relacão dos pré-socráticos com a floresta

Bom O QUE SÃO FILÓSOFOS?
Filósofos são aqueles que tentam dar um sentido para a vida.

O que são pré-socráticos?
Pré-socráticos são filósofos que viveram antes de Sócrates que tentavam dar um sentido para a vida através de substâncias e elementos.
Exemplo desses filósofos:
TALES DE MILETO-achava que tudo provinha da agua
ANAXÍMENES-achava que tudo provinha do ar
ANAXIMANDRO-achava que tudo provinha do infinito
HERÁCLITO-achava que tudo provinha do fogo
EMPÉDOCLES-achava que tudo provinha dos quatro elementos.

A semelhança dos pré socraticos com as florestas é que o pensamento deles são sobre os quatro elementos da natureza.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Doxa e episteme sobre as florestas

Bom, para eu realizar essa postagem, preciso que saibam o que é DOXA e o que é EPISTEME.Doxa seria quando fazemos uma coisa sem pensarmos nas consequências e episteme é quando refletimos sobre aquela coisa que iremos fazer se preocupando com a consequência e com a importância daquilo para nós e para o nosso planeta.
Agora, iremos aprender como usar essas duas coisas [tanto doxa quanto episteme] para nos relacionarmos com as florestas. A doxa poderia seria o uso de nossas florestas para construcoes,móveis,combustiveis fósseis,grande utilização
de gás carbônico...sem se preocupar com as consequências que isso poderá trazer no futuro.
A episteme seria nós pararmos e refletirmos sobre aquilo, como a utilizacão de biocombustíveis,reciclagem e a utilização de objetos sustentáveis.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Desmatamento geral




REFLITA SOBRE ISSO E PENSE COMO PODEMOS AJUDAR O NOSSO PLANETA QUERIDO!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amazônia, pulmão do mundo?

A maioria de vocês acham que a amazônia é o pulmão do mundo. Agora, vamos ver se é verdade: O dever de um pulmão é inspirar o oxigênio e liberar gás carbônico, porém, em sua fotossíntese, ela faz a operação inversa. Contudo, já sabemos que Amazônia não pode ser considerada o pulmão do mundo porque ao mesmo tempo em que ela produz o oxigênio, as florestas consomem parte dele, e com isso, elas podem ser consideradas o coração do mundo, pois, os rios dela abastecem muitas cidades como o sangue do coração abastece o corpo humano.

Tirinhas divertidas sobre o meio ambiente...




Fotossíntese

Oi galera,

Hoje vou falar um pouco sobre a fotossíntese. A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta que chegam até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez, também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então, a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois, retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera. E é esse oxigênio que nos faz respirar. Então, quero que vocês tenham uma pequena reflexão sobre os problemas ambientais que aconteceriam se as floretas acabassem. E temos que tratar as florestas como tratamos as pessoas, pois, na minha opinião, uma só árvore é mais importante do que 400 pessoas.

Mascote Pã


Pã (Lupércio ou Lupercus em Roma) era o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Residia em grutas e vagava pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. Era representado com orelhas, chifres e pernas de bode. Amante da música, trazia sempre consigo uma flauta. Era temido por todos aqueles que necessitavam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que eram atribuídos a Pã; daí o nome pânico.
Os latinos chamavam-no também de Fauno e Silvano.
Tornou-se símbolo do mundo por ser associado à natureza e simbolizar o universo. Em Roma, chamado de Lupércio, era o deus dos pastores e de seu festival, celebrado no aniversário da fundação de seu templo, denominado de Lupercália, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Pã foi associado com a caverna onde Rômulo e Remo foram amamentados por uma loba. Os sacerdotes que o cultuavam vestiam-se de pele de bode.
Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos então convidavam Lupercus para manter os lobos afastados.


Pã apaixonou-se pela ninfa Arcadiana Syrinx, que rejeitou com desdém o seu amor, recusando-se a aceitá-lo como seu amante pelo facto de ele não ser nem homem, nem bode.
Pã então perseguiu-a, mas Syrinx, ao chegar à margem do rio Ladon e vendo que já não tinha possibilidade de fuga, pediu às ninfas dos rios, as náiades, que mudassem a sua forma. Estas, ouvindo as suas preces, atendem o seu pedido a transformando em bambu. Quando Pan a alcançou e a quis agarrar, não havia nada, exceto o bambu e o som que o ar produzia ao atravessá-lo.
Quando, ao ouvir este som, Pã ficou encantado, e resolveu então juntar bambus de diferentes tamanhos, inventando um instrumento musical ao qual chamou syrinx, em honra à ninfa. Este instrumento musical é conhecido mais pelo nome de Flauta de Pã, em honra ao próprio deus.
Pã teria sido um dos filhos de Zeus com sua ama de leite, a cabra Amaltéia. Seu grande amor no entanto foi Selene, a Lua. Em uma versão egípcia, Pã estava com outros deuses nas margens do Rio Nilo e surgiu Tífon, inimigo dos deuses. O medo transformou cada um dos deuses em animais e Pã, assustado, mergulhou num rio e disfarçou assim metade de seu corpo, sobrando apenas a cabeça e a parte superior do corpo, que se assemelhava a uma cabra; a parte submersa adotou uma aparência aquática. Zeus considerou este estratagema de Pã muito esperto e, como homenagem, transformou-o em uma constelação, a que seria Capricórnio.

Havaianas Ecológicas

Olá pessoal,

A marca de sandálias Havaianas lançou este ano junto com uma das maiores ONGs do Brasil, a coleção chamada O Ipê. 7% do valor da venda das sandálias ecológicas vai para o instituto, que se dedica a preservação da fauna e flora brasileira.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sustentabilidade se aprende brincando...

Olá pessoal,

Os jogos abaixo, além de divertir, têm o objetivo de conscientizar as crianças sobre a sustentabilidade e descobrir que são capazes de construir um futuro melhor sendo assim adultos conscientes.



MERCADO SUSTENTÁVEL:


Seu objetivo é a compra e venda de empresas. Durante o jogo, pode-se possuir 4 tipos de certificados: tecnologia, mercado, social e sustentável. Há cartas de penalidades, que ajudam cada participante do jogo quanto aos compromissos com o meio ambiente.



ECO PLANETA:




O jogo deve ser formado por 3 a 6 participantes com 50 cartas-objetivos que levam os jogadores para diversas partes do planeta.





RECICLA-MUNDO:
É um jogo de tabuleiro com o objetivo de ensinar a maneira correta de se fazer a coleta e o tempo que cada tipo de resíduo demorará para se decompor na natureza.









CIDADE-LIMPA:





O objetivo do jogo é ensinar aos seus participantes os conceitos básicos da coleta seletiva de lixo e a importância da reciclagem.







BANCO IMOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL:




As cartas e as caixas do jogo são feitas de papel reciclado, e as peças plásticas são feitas de polietileno. Sua dinâmica está voltada a sustentabilidade. Os jogadores aprendem, por exemplo, a comprar e vender créditos de carbono.








JOGO NOVO-MUNDO:


O objetivo do jogo é a despoluição do planeta por meio de perguntas e respostas sobre o meio ambiente. Os desafios do jogo são despoluir a América do Norte, América do Sul ou Europa.



BOA SORTE!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você sabia?

Você sabia que os gases da
vaca ajudam no aquecimento
global, pois, produzem o gás
metano?










Importância das florestas e como ajudá-las...

Precisamos ter em mente a importância das florestas, como: nas florestas há 30% da biodiversidade presente e a partir das plantas que conseguimos respirar o oxigênio, através da fotossíntese,se todas as plantas do mundo acabarem, devido ao desmatamento, nós também podemos morrer, ou seja, uma coisa depende da outra (nós dependemos da floresta e as florestas dependem de nós).
Isso é uma pequena reflexão, porém, um grande passo para o reflorestamento.
Outra dica é apenas ir de carro em lugares distantes, quando forem lugares pertos, substitua o uso do carro pelo uso de skate, bicicleta ou a pé, e ainda por cima, tem duas vantagens: a primeira é que você fica malhadão, e a segunda, é que você está contribuido para melhorar o planeta.
Agora, leiam e reflitam comigo ''para que tantas indústrias?" Pensem vocês - indústrias podem ser boas por um lado, que é a fabricação de móveis, minérios e tal... Porém, elas têm um lado bastante ruim, que é a contribuicão para o aquecimento global, ou seja, ''elas ajudam a ampliar o buraco da camada de ozônio", deixando que o calor entre e aqueça a Terra.
GENTE! O que custa reduzir o uso de indústrias no mundo?

Agora, vou falar sobre a troca de combustíveis fósseis por biocombustíveis, ou seja, uma troca de uma energia que demora milhares de anos para se renovar e produz muito gás carbonico''C02'', por uma matéria prima ecologicamente correta e que se renova rapidamente.

Observe alguns exemplos:

Biodiesiel - energia feita de gorduras que podem ter origem animal''biocombustivel''



Etanol - energia que tem origem da cana ''biocombustivel''



Metanol - pode ter origem de madeira''biocombustivel''



Metano - resto de plantas e animais''biocombustivel''

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Xuxa e a turma do Didi ajudando o planeta...

Oi galera!

Nesse domingo, vocês assistiram a turma do Didi, falando sobre a sustentabilidade e o manejo sustentável das florestas, com participação especial da Xuxa?!
Foi uma diversão e tanta no programa - cantaram músicas, avisaram aos ouvintes sobre a importância das florestas.

Internautas, agora eu pergunto uma coisa:
"Vocês fazem isso para o planeta ?".
Se tanta gente, até mesmo atores famosos, podem fazer isso para o mundo, por que nós não podemos?

Reflita sobre isso no seu dia-a-dia, e pense como atividades individuais e/ou coletivas podem fazer a maior diferença para o planeta!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto usa côco e bagaço de cana-de-açúcar na remoção de poluentes da água.

Está sendo desenvolvido no Espírito Santo, uma pesquisa sobre a utilização do côco e do bagaço da cana-de-açúcar na remoção de poluentes. O projeto está sendo desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), coordenado por um professor da UFES(Universidade Federal do Espírito Santo), chamado Joselito Nardy Ribeiro.
A equipe optou estudar o côco e a cana porque são abundantes no ES e apresentam baixo custo. Além disso, o projeto cria mais uma alternativa para o uso desses resíduos agrícolas, evitando o seu acúmulo no meio ambiente.
A equipe recolheu os côcos nas praias, no laboratório, trataram-os, para a eliminação de possíveis contaminantes. Depois, o côco foi triturado e acoplado a estações de tratamento de água. O professor Joselito relata sobre o resultado encontrado "A água contaminada, passada através desse filtro para a remoção dos poluentes, foi analisada e os resultados indicam que o mesocarpo(parte carnuda e açucarada em frutos comestíveis) do côco e o bagaço da cana são capazes de remover quantidades significativas de alguns poluentes".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tiras Cómicas (Español).














Tradução :
Atenção, meninos!
Acontece que se as pessoas não se apressam em mudar o mundo, é o mundo quem muda as pessoas.

sábado, 1 de outubro de 2011

Lobo-guará ameaçado de extinção no Cerrado, apareceu no sul do ES

Vocês sabiam?

Um lobo-guará ameaçado de extinção no Cerrado, apareceu no sul do ES e destruiu uma criação de galinhas. Do mesmo jeito, os fazendeiros não tiveram nenhuma reação explosiva e hoje eles chamaram o Ibama para levar o animal de volta para o Cerrado.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Itambé. Compromisso com as novas gerações!

A Itambé possui um compromisso com o meio ambiente. Uma das ações é a neutralização dos gases de efeito estufa gerados na produção do leite UHT.


Movimento em defesa do meio ambiente

Sábado, dia 24/9, centenas de pessoas acordaram cedo, para participar de uma caminhada internacional, que abordou assuntos referentes a necessidade de mudanças de hábitos para um consumo consciente.
Além da caminhada, os participantes foram recebidos na Praça dos Namorados com diversas atrações culturais e pontos de coleta de alimentos e de material reciclável!

PARTICIPE!!!

domingo, 25 de setembro de 2011

Eu e as Vogais da Natureza


O texto "Eu e as vogais da natureza" relata as coisas significativas da natureza e importantes para o manejo sustentável.


A - de Ambiente: o do meu quarto, da praia e do planeta. Se eu não os conservar quem vai fazer isso?





E - de Energia Eólica ou Solar. Energia limpa, que não polui e protege a vida. O que eu posso fazer para que elas sejam usadas como fontes importantes de energia onde eu moro?





I - de Inundações: as cheias dos rios podem ser benéficas ou destrutivas. Há inundações que irrigam as várzeas e outras que vem com tsunamis e furacões destruindo a natureza.Há alguma coisa que eu possa fazer para ajudar a combater as mudanças climáticas, o derretimento das geleiras, a elevação do nível dos mares e impedir as inundações que trazem o mal?





O - de Oxigênio que, junto o Nitrogênio e outros gases forma a atmosfera, fonte do ar que respiramos.É preciso lembrar também do Ozônio que, da estratosfera, atua como filtro das radiações ultravioleta do sol que podem ser mortais.Eu preciso de ajuda para proteger a camada de ozônio e manter o Oxigênio das nuvens livre das emanações que formam a chuva ácida.





U - de Uirapuru, pássaro que vive nos igarapés da Amazônia. Seu canto é tão melodioso que o tornou personagem das lendas do folclore nortista, sendo apontado como portador de boa sorte. Que o Uirapuru seja o protetor das espécies ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo. Que ele com seus pequenos 12 cm de comprimento e seu trinado maravilhoso seja o guardião de nossa natureza. Olhe a foto dele acima.

sábado, 24 de setembro de 2011

A libélula que reina na Mata Atlântica...


Esta libélula foi encontrada em Mimoso do Sul no que sobrou da Mata Atlântica do estado. Se a mata for preservada, este espetáculo não vai acabar nunca.

Hábitos de consumo e o impacto nas florestas

Os hábitos de consumo da população e o impacto na preservação ou destruição das florestas,estão entre os temas que serão abordados durante os debates do projeto Ano Internacional das Florestas - Florestas do ES.
A primeira palestra acontece em Vitória, na próxima terça-feira, com o tema "Floresta sustentável e consumo consciente". O evento terá como palestrante o professor do Departamento de Economia , Ricardo Abramovay, e será realizado no auditório da Rede Gazeta.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas, as vagas são limitadas!

Baleias salvas




Em dezembro de 1987, foi sancionado pelo presidente da República um projeto de lei que proibiu a pesca de baleias no Brasil. Essa medida acabou com as atividades da Copesbra (Companhia de Pesca Norte do Brasil), que é uma empresa dedicada a pesca desses mamíferos desde 1912. O alvo principal era a baleia-mink, que, com suas 7 toneladas de peso médio, fornecia 3,5 toneladas de filés, 1,26 tonelada de ossos, 35 quilos de barbatanas, 56 quilos de língua, 63 quilos de fígado, 63 quilos de intestinos, 42 quilos de nadadeiras, 7 quilos de cartilagem, 280 quilos de papo e 980 quilos de toucinho. O Brasil também proibe a caça de golfinhos desde 1986.

Parte dos Anfíbios do Cerrado podem ser extintas até 2050

A pesquisa “ Diversidade dos anfíbios no Cerrado e prioridades para sua conservação em cenários futuros de mudanças climáticas”, desenvolvido pela organização ambiental Pequi, com o apoio da fundação O Boticário, mostra que as mudanças do clima e o uso errado da terra podem fazer desaparecer mais da metade das espécies do Cerrado.
Os resultados indicam que espécies de anfíbios como sapos e pererecas do bioma que abrange parte de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, podem desaparecer devido à destruição das partes úmidas das florestas ou próximas de lagos ou cursos de águas que são seus habitats.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fundo Mundial para a Natureza (WWF)...



Criada em 1961, na Suiça, a WWF promove projetos de preservação em 96 países incluindo o Brasil. Além de proteger espécies de animais ameaçadas em extinção, a WWF também tenta combater os diversos tipos de poluição que afetam o solo, a atmosfera, a água doce e os oceanos.

LEMBRE-SE :
Para fazer um casaco de pele, matam-se:
24 raposas ou 65 visions ou 8 focas ou 42 raposas vermelhas ou 400 esquilos ou 30 lontras!

Coleta Seletiva



Na coleta seletiva são separados materiais recicláveis, como papéis, vidros, latas, plásticos para venda e reaproveitamento. Apenas 2% do lixo brasileiro é reciclado.

Vidro (cor verde):
São moídos antes de se transformarem em novos materiais. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas, pois a composição química não permite. A reciclagem do vidro diminui 32% do consumo de energia em relação à produção de vidro novo.
Metais (cor amarela):
Todos os materiais com metais são prensados e misturados em fornos com metal bruto. Para cada tonelada de alumínio são retiradas da terra 4 toneladas de bauxita.
Plásticos (cor vermelha):
Cortados em pequenos pedaços e derretidos com resina de petróleo.
Papéis (cor azul):
Detergentes e solventes retiram a tinta. O papel é transformado numa pasta. Suas impurezas são removidas por uma série de lavagens. A pasta é misturada com cloro tornando-a branca. É reaproveitada depois de secar. Para fazer uma tonelada de papel, são derrubados 20 eucaliptos, que demoram sete anos para se desenvolver.

Greenpeace



O Greenpeace é a mais conhecida organização ambientalista do mundo. O grupo nasceu em setembro de 1971, quando ativistas partiram de um porto canadense com a missão de chamar a atenção da opinião pública para testes atômicos realizados pelos Estados Unidos na costa do Alasca. A iniciativa fez tanto sucesso que os testes foram suspensos. Barcos do Greenpeace (atualmente a sua frota é de sete) já impediram a matança de bebês - focas e baleias. Os ativistas lutam também para evitar o despejo de lixo tóxico e atômico nos mares. Certa vez,os integrantes do Greenpeace escalaram chaminés industriais para alertar sobre os perigos da poluição atmosférica.

Projeto Tamar

Criado em 1980 pelo Ibama para proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, o projeto tem 20 estações na costa brasileira e a estação central fica na Praia do Forte (Bahia). Até o surgimento do Tamar, eram roubados muitos ovos e matava-se fêmeas que saíam do mar para desovar. Em 2003, o Projeto Tamar completou o número de 600 mil tartaruguinhas salvas! Há, ainda, programas de educação de comunidades litorâneas que passaram a colaborar na fiscalização.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SEMILLITA & SEMILLITO





















Semillita é uma médica das plantas e árvores, tem um irmão gêmeo que é médico também.
Eles acordam muito cedo para cuidar das plantas e árvores que estão sofrendo por causa do desmatamento.




Esses mascotes foram criados na aula de espanhol para a Feira Integrada da Escola Monteiro Lobato CEMS, com o objetivo de conscientizar a humanidade sobre a importância do manejo sustentável na natureza.



Semillita es una médica das plantas y arbóles, tiene un irmão gemelo que és médico tambiém. Ellos acordam muy temprano para cuidar de las plantas y árboles que estão sofriendo por causa de la deforestácion.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Carro ecológico...

Oi galera!

Vocês já viram o novo carro da Chevrolet, ECOTEC 6?
Além de ser confortável e lindo, o motor dele elimina menos gás carbônico na atmosfera.
Não é o máximo?